Apresentação

"Nada existe realmente a que se possa dar o nome de Arte. Existem somente artistas. "
(Ernst Gombrich)


O que entendemos por arte?
Arte, que em latim ( “ars”) significa “habilidade”, é a atividade humana feita a partir de percepções sensoriais, emoções e idéias. Existe como um meio de expressão e de representação do mundo segundo a visão do homem desde os primórdios da civilização.

A atividade artística está sempre ligada aos sentidos do ser humano, revelando algo expresso em beleza e harmonia. A linguagem da arte, além de aspectos arquetípicos, é subjetiva, sendo produzida segundo os sentimentos, conhecimentos e idéias de seu autor, que usa para tanto sua criatividade e imaginação em cada obra de arte que produz.

Atualmente, é reconhecido que a arte possui uma função transcendental, ou seja, que estados de consciência humana podem ser expressos em manchas de cores sobre um papel, em formas tridimensionais através de diversos materiais, o artista registrando em seu contexto momentos de percepção, emoção e razão.

Assim, os recursos plásticos são usados por pedagogos curativos, psicólogos, terapeutas artísticos, terapeutas ocupacionais e outras terapêuticas como atividade não verbal, importante forma de conhecimento e de transformação das profundezas da alma humana. Os processos terapêuticos, dentro da Terapia Artística, buscam restabelecer a ordem no mundo imaginativo interior do individuo, possibilitando uma nova vivência imaginativa pelas formas e cores usadas nas atividades artísticas .

Em nossa JORNADA, faremos uma reflexão conjunta sobre a arte a serviço do homem, aplicada através de diferentes métodos da Terapia Artística Antroposófica, e do estudo das diferentes fases da vida humana. Sua aplicação no campo da medicina, como auxiliar no tratamento e prevenção de patologias anímicas e físicas, são temas a serem abordados em mesas redondas.

A I JORNADA DE TERAPIA ARTÍSTICA ANTROPOSÓFICA é o congraçamento da experiência resultante de quase um quarto de século de atividades acumuladas, aqui no Brasil, por profissionais da área.

O entusiasmo que nos move é resultante das metas alcançadas no decorrer de nossa prática profissional e é com grande satisfação que oferecemos, a todos os interessados, esta obra pincelada e modelada por nossas experiências.

Partilhar com todos, as nossas reflexões e práticas, é a meta maior.

A coordenação da JORNADA


"Nós não temos a intenção de preconizar com rigidez uma arte do futuro que se distancie da natureza, que abandone a realidade exterior [...]; ela englobará também aquilo que se vive interiormente por trás do som, da cor e das formas, aquilo que se manifesta através da cor, do som e da forma.[...].
Eles [os artistas] unirão verdadeiramente seu ser moral e espiritual com aquilo que nós podemos trazer da aparência perseguida pelos sentidos. Pode-se prever um aprofundamento infinito da alma nesse domínio."
(R. Steiner)