Resumos/Abstracts

RESUMOS / ABSTRACTS DOS TEXTOS DAS PALESTRAS

Organização/Coordination: Helena Urben 


PALESTRAS

1. A FENOMENOLOGIA DE GOETHE: UMA PROPOSTA DE INTEGRAÇÃO ARTE E CIÊNCIA

Dr Ricardo Ghelman (PhD)

RESUMO: A Fenomenologia de Goethe corresponde a uma metodologia moderna em termos de promover uma mudança de paradigma em relação à visão reducionista causal de tradição renascentista, que se organiza em quatro passos desde a descrição da realidade em direção à percepção das transformações  e relações internas e externas, buscando captar o fenômeno em sua dimensão arquetípica.

ABSTRACT: The Goethean phenomenological approach means a modern methodology in terms of promoting a change on paradigm against the causal reductive view, which is organized on four steps since the description of the reality towards the perception of changes in inner and outer relationships, with the aim of catching the phenomena on its archetypical dimension.


2. VISÃO DO HOMEM SEGUNDO A ANTROPOSOFIA

Dr Samir W. Rahme

RESUMO: Partindo dos conceitos sobre o ser humano, desenvolvidos por Rudolf Steiner, e de suas aplicações práticas em vários campos do saber humano,  formaremos uma imagem que tentará demonstrar como esse conhecimento traz, em si,  uma verdadeira revolução, desde que assimilada e aplicada conscientemente por aqueles que se interessam pelo desenvolvimento integral do Homem.

ABSTRACT: Through basic concepts of the human being developed by Rudolf Steiner and their practical applications on many fields of the human knowledge, we will bring an image that will show how this  knowledge brings by itself, a truthfully revolution for our times, once it has been consciously applied for those who have a genuine interest in the whole development  of  Man.


3. O SER TERAPEUTA NA ÉPOCA DA ALMA DA CONSCIÊNCIA

Moacyr Mendes de Morais

RESUMO: A complexa atmosfera histórica atual resulta em acelerada transformação da vida interior do homem e de suas relações com o ambiente. Os personagens e a trama do conto “Irmãozinho e Irmãzinha” dos Grimm oferecem uma representação típica das afecções psíquicas do homem da atualidade e de uma possível conduta terapêutica, baseada em métodos que enfatizam os elementos constitutivos do homem e cujas relações a doença perturba. As decorrentes flutuações de sentimentos e as desordens de ação e de pensamento apontam, na terapia de orientação antroposófica, para uma educação da alma, além da livre participação ativa da individualidade no processo curativo. Segundo a Antroposofia, experiências emocionais são geralmente sentidas como um desequilíbrio em um ou mais dos processos vitais. Amparado na sequência dos sete processos vitais, sugerimos um modelo de atuação terapêutica que visa devolver equilíbrio e bem estar no cotidiano dos clientes.

ABSTRACT
The complex current historical atmosphere results in accelerated processing of the inner life of man and his relationship with the environment. The characters and the plot of the Grimm’s story "Little Brother and Little Sister" provide a typical representation of mental disorders in men today and a possible therapeutic approach, based on methods that emphasize the constitutive elements of man whose relations are disturbed by the diseases. In the anthroposophic therapy orientation, the resulting fluctuations of feelings and disorders in thought and in action point for an education of the soul, and a free and active participation of the individuality in the healing process. According to Anthroposophy, emotional experiences are often perceived as an imbalance in one or more of the vital processes. Bolstered on the sequence of the seven life processes, we suggest a model of therapeutic action that aims in the return of balance and wellbeing in the everyday life of the clients.


4. HISTÓRICO DA MEDICINA E DA TERAPIA ARTÍSTICA ANTROPOSÓFICAS NO BRASIL. ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE O PROCESSO TERAPÊUTICO

Gudrun K. Burkhard

RESUMO: A Medicina Antroposófica no Brasil iniciou nos anos de 1956 em São Paulo, estando hoje espalhada em vários estados no Brasil, tendo suas representações pelas ABMA                       (Associação Brasileira de Medicina Antroposófica) locais. A AURORA é a representante da Terapia Artística Antroposófica no Brasil, tendo sido fundada em 1996. Hoje há três escolas de formação no Brasil: em São Paulo, Belo Horizonte e Florianópolis. A Terapia Artística atua sobre a cerne individual da personalidade, também no seu corpo das emoções e estimula a vitalização do corpo físico.

ABSTRACT: Anthroposophical Medicine in Brazil first started in 1956 in São Paulo, and is today available in many different states of the country, each represented by local ABMA (Brazilian Association of the Anthroposophical Medicine). AURORA, founded in 1996, represents the Anthroposophical Artistic Therapy in Brazil. There are three training schools in Brazil: in São Paulo, Belo Horizonte and Florianopolis. Artistic Therapy acts on the individual essence of the personality, on the emotion body (astral body) and stimulates the vitalization of the physical body.


MESA I:
MÉTODOS DE TRABALHO NA TERAPIA E NA PRÁTICA  ARTÍSTICA


1. MARGARETHE HAUSCHKA E LIANNE COLLOT D’HERBOIS: PIONEIRAS DA TERAPIA ARTÍSTICA ANTROPOSÓFICA

Helena Urben

RESUMO: Este artigo expõe aspectos biográficos das pioneiras em questão e disserta brevemente sobre suas obras, nas quais fazem colocações metodológicas. Quanto ao método de Hauschka, aqui organizado, este artigo realça também o enfoque terapêutico depreendido de suas obras, a forma de utilização da linguagem das artes plásticas e como essa pioneira se refere à formação do terapeuta.

ABSTRACT: This article reports biographical information on the pioneers in focus and briefly describes their works, in which they also address methodological aspects. With regard to Hauschka’s method, herein systematized, the article highlights the therapeutic approach that can be inferred from her writings, the manner in which the language of plastic arts is used, and the way Hauschka herself addresses the professional education of therapists.


2. A  FENOMENOLOGIA NA TERAPIA ARTÍSTICA: A METODOLOGIA  GOETHEANA E O MÉTODO DE MARIANNE ALTMAIER

Alice Nobre Martins

RESUMO: A intenção deste artigo é mostrar a contribuição da fenomenologia para a terapia artística, apresentando dois caminhos  dentro dessa abordagem   – a metodologia goetheana e o método de Marianne Altmaier . A metodologia goetheana, aqui exposta, exercita-se através  de quatro passos  distintos  de direção voluntária da atenção que conduz a o processo de observação. Ele  possibilita uma ampliação dos sentidos e,  com isso, um aumento perceptivo dos trabalhos artísticos dos pacientes  e, conseqüentemente, do processo do paciente que eles revelam. O método educa a atenção que é então, conduzida  àquilo que a princípio não está visível no fenômeno, e que vai se revelando como direção mais essencial e que  pode inspirar a terapia.
O objetivo deste artigo é também expor a metodologia desenvolvida por Marianne Altmaier na terapia artística. Seu método toma como base em como as forças formativas se manifestam no decorrer da terapia, na construção da pintura de um quadro e nos processos vitais do organismo humano. A partir da observação de como sete distintas fases dessas forças formativas  interagem, Marianne  desenvolveu uma metodologia  que permite chegar ao gesto “típico” de uma doença, ao mesmo tempo que possibilita  perceber o  individual e único  que  se esconde  por trás de um padrão determinado.  A contribuição de Marianne  muito enriquece  a terapia artística sobretudo por formalizar um método  de aprofundamento do olhar do terapeuta e  da orientação da terapia, que dialoga tanto com conteúdos antroposóficos, como por sua objetividade, é capaz de contribuir para as terapias através da arte de um modo mais amplo.

ABSTRACT: The intent of this paper is to show the contribution of phenomenology to art therapy , showing two paths  under this approach   - the  goethean methodology and the method of  Marianne Altmaier. The goetheana  methodology outlined here, is  exercised through  four steps of  voluntary direction of attention that leads the process of observation. It  allows an extension of the senses and  with it an increased perception of the patients artworks and therefore,  the patient’s process revealed by them . The method trains the attention that is then conducted  to that which  at the beginning  was not visible in the phenomenon , and  that now reveals itself as  an essential direction and  can inspire therapy.
The aim of this paper is to present a methodology developed by Marianne Altmaier in art therapy. Her method grounds itself  the manifestation of the processes of formative forces in the course of therapy , in the bilding of a painting  as well as in the vital processes of the human organism . From the observation of how   seven distinct phases  of these formative forces interact , Marianne  developed a methodology  that allows one to see the "typical" gesture of a disease  at the same time  to realize  the individual intentions that  hides  behind a pattern.  Marianne's contribuition  greatly enriches  the art therapy  specially  offering  a method  that deepens the vision of the therapist and  the  therapy orientation, a method which interacts with  anthroposophic content , and for its objectivity , is able to contribute to the therapy through art in a broader way.


3. COR E MOVIMENTO NO MÉTODO PICTÓRICO DE BEPPE ASSENZA

Adélia  Baião Glória
Maria de los Milagros Pires  

RESUMO: dados biográficos sobre Beppe Assenza e aspectos de seu método no ensino da pintura são aqui brevemente considerados

ABSTRACT: Beppe Assenza’s  biographical and teaching painting  aspects are here briefly considered.


4.GERARD WAGNER: 70 ANOS DE UM CAMINHO PICTÓRICO E
TERAPÊUTICO INSPIRADO NOS ESBOÇOS DE MOTIVOS DE RUDOLF STEINER  

Maria Célia Guedes

RESUMO:  este texto é, em si,  um resumo de um texto em processo de confecção. São antecipados  alguns breves dados biográficos e foram citados os temas planejados.

ABSTRACT: this text is, itself, an abstract of another longer text which is in process. Some biographical notices are given and  some  themes are mentioned.


5. RAOUL RATNOWSKY: ESCOLA DE ESCULTURA E DE ESPECIALIZAÇÃO EM TERAPIA ARTÍSTICA

Marie Thérèse (Goudy) Le Berre
Maria de los Milagros (Mila) Pires

RESUMO: Os objetivos básicos dos cursos criados por Raoul Ratnowsky e  informações curriculares sobre o mesmo são dados expostos a seguir. O seu  método terapêutico é brevemente abordado.

ABSTRACT:  The objectives as well as curriculum related information regarding Raoul Ratnowsky's courses will be presented.  The therapeutic method is briefly discussed.


6. A MODELAGEM NA TERAPIA ARTÍSTICA ANTROPOSÓFICA: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES 

Verónica Kaliks

RESUMO –  Este artigo refere-se ao efeito terapêutico no âmbito das forças etéricas da constitruçao humana, através da elaboração, por parte do paciente, de formas tridimensionais, onde tanto a escolha da forma como do proceso criativo são decisivas.

ABSTRACT – this article refers to human being ‘s therapeutic “etheric forces” effect , through three dimensions  patient work, from which form and process choice are essential.

MESA II:
INTERDISCIPLINARIDADE 

1. A PINTURA TERAPÊUTICA E A PEDAGOGIA WALDORF NO ENSINO FUNDAMENTAL 

Francisca Garcia

RESUMO: A pintura pedagógica é a ferramenta educativa de equilíbrio para que o ato da representação na criança mantenha sua plasticidade, vitalidade e criatividade. Com a prática dessa pintura, a formação de imagens, vincula-se a um desenvolvimento saudável do ser humano. A pintura terapêutica intensifica a força de harmonização de acordo com a necessidade individual da criança.

ABSTRACT: Pedagogical painting is the educational tool of balance as to maintain the plasticity, vitality and creativity of the child's mental picturing. In practicing this kind of painting the formation of mental pictures favors the healthy development of the human being. Curative painting, in its turn, intensifies the harmonizing forces in accordance to the individual needs of a child.


2. A INTERDISCIPLINARIDADE NA FORMAÇÃO DA IMAGEM DO PACIENTE

José Amadeu Piovani

RESUMO: Alguns dos princípios da fundamentação antroposófica são a Trimembração e a Quadrimembração. Esses conceitos representam uma maneira de ver o ser humano integrado ao todo do Universo, numa relação com a natureza e as leis cósmicas. Ampliá-los pela relação interdisciplinar favorece a formação da imagem do paciente e a eficácia do tratamento.

ABSTRACT: Some of the foundation concepts of Anthroposophic viewing of mankind are the Fourfold and the Threefold human being. They represent a way to see the human being integrated into the whole of the Universe, and in relationship with Nature and Cosmic Laws. Extend them by interdisciplinary ratio favors the patient’s image and effectiveness of treatment.


              
3. A TERAPIA ARTÍSTICA E O BIOGRÁFICO: UM CASO DE DISSOCIAÇÃO

Gisela Von Koss

RESUMO: Dentro daquilo que o paciente percebe, vai formando uma imagem interna. Quando está pronto para se expressar e se encontrar perante alguém que reconhece como "autoridade" e que poderia gerar um confronto, o medo e a insegurança se instalam, gerando um vazio em sua alma, que redunda numa completa retração da ação. Revendo estas situações em sua biografia, juntamente com a terapia artística, o paciente vem reconhecendo com mais consciência e acolhimento a co-criação de sua história interna e o significado que ele atribui à própria realidade.
Esse todo faz com que o paciente esteja vivenciando dentro de si um movimento ainda muito “sem palavras”. Percebe que está se movimentando internamente, mas ainda não consegue captar tal movimento com sua consciência de vigília. Percebe-se melhor, apenas isso!

ABSTRACT:  According to patient’s perception, he forms an inner image. When he is ready to express it, and if he is in the presence of somebody, whom he recognizes as an authority and who could be source of a confrontation, the fear and insecurity are installed, producing an empty feeling in his soul. This feeling gives him  a lack of  wish. Reviewing these moments in his biography through  artistic therapy, the patient recognizes the meaning of his own reality with more awareness and acceptation. The patient experiences everything in himself    “without words”. He notices an internal movement, but he still doesn’t catch that movement with his aware consciousness. He feels  better, that’s all!


4. TERAPIA ARTÍSTICA ANTROPOSÓFICA E TERAPIA OCUPACIONAL: PERSPECTIVAS TERAPÊUTICAS DA AÇÃO HUMANA

Roseni Maria Pretti

RESUMO: A Terapia Artística está fundamentada na visão médico-terapêutica e artística, ampliada pela Ciência Espiritual Antroposófica, desenvolvida pelo austríaco Rudolf Steiner (que considera não somente a constituição física do ser humano, mas também sua constituição anímico-espiritual), e no conhecimento teórico-prático dos elementos das artes plásticas (cor, volume, forma, disposição espacial, etc) e das leis que o regem segundo esse mesmo prisma. Pode-se definir a Terapia Ocupacional de acordo com a USP: “É um campo de conhecimento e de intervenção em saúde, educação e na esfera social, reunindo tecnologias orientadas para a emancipação e autonomia das pessoas que, por razões ligadas a problemáticas especificas, físicas, sensoriais, mentais, psicológicas e ou sociais, apresentam temporariamente ou definitivamente dificuldades na inserção e participação na vida social.” Neste relato procura-se estabelecer, a partir das bases históricas, teóricas e metodológicas, as diferenças e semelhanças da terapia artística antroposófica e da terapia ocupacional, em relação à atuação terapêutica da arte e do fazer humano.

ABSTRACT: The artistic therapy is based on the medical-therapeutic and art view, broadened by the anthroposophical spiritual science, developed by the austrian Rudolph Steiner (who believes not only in human being’s  physical constitution, but also in psycho-spiritual aspects). It is also based on  the theoretical-practical knowledge of the visual arts elements (color, volume, shape, special disposition) and its rule. The occupational therapy can be described according to USP description as: “It is a field of knowledge and of intervention in health care, education and social care, gathering technologies oriented towards the emancipation and autonomy of individuals who, by reasons connected to specific physical, sensorial, mental, psychological and/or social issues, are presenting temporary or definitive difficulties in the insertion and participation in the social life.” This text presents, based on historical, theoretical and methodological fundaments, the differences and similarities between the anthroposophic artistic therapy and the occupational therapy, according to art  and occupation therapeutic effects


5. TERAPIA ARTÍSTICA E PSICOTERAPIA: UMA REFLEXÃO 

Adriana Venuto Castro

 RESUMO: Paralelo entre Arte e Ciência, como atividades do espírito humano, que se apresentam como meios de assimilação do mundo e do próprio homem. Ambas buscam a superação da sensorialidade pelo espírito, no entanto, distinguem-se no processo de apreensão da realidade. A imagem está para a Arte, assim como a idéia ou lei está para a Ciência. A terapia artística fundamenta-se na Arte e utiliza a imagem como recurso. Já a psicoterapia apóia-se na idéia que sustenta o manifesto.

ABSTRACT: Comparison between Art and Science, as activities of the human spirit, which present themselves as means of assimilating the world and man himself. Both search superseding the senses by spirit, however, they are distinct in the reality apprehension process. Image is to Art as the idea or law is to Science. Art therapy fundaments are in Art and uses the image as a resource. Psychotherapy leans on the idea which sustains the manifest.


6. EURITMIA CURATIVA

Juliana Klinko
Ana Teresa Penteado, Cecília Teixeira

RESUMO: Artigo introdutório sobre a euritmia curativa: sua origem, histórico da euritmia no Brasil, caracterização, indicações, contra-indicações, relatos de eficácia e estudos de caso.

ABSTRACT: Introductory article about curative eurythmy: origin, historic of eurythmy in Brazil, indications, contraindications, efficacy reports and case studies.


MESA III:
A TERAPIA ARTÍSTICA EM DIFERENTES FASES DA VIDA

1. A  ARTE DA TRANSFORMA-AÇÃO NA TERAPIA ARTÍSTICA: A IMPORTÂNCIA DO TERAPEUTA NA COMPREENSÃO DAS NECESSIDADES ANÍMICAS DA CRIANÇA

Vera Orgolini

RESUMO: As fases de desenvolvimento da criança e seus diferentes níveis constitutivos. As atividades terapêuticas adequadas, de acordo com esses referenciais.

ABSTRACT: The child’s development phases and their different  constitutive levels. The suitable therapeutic activities, according to these references.


2. ADOLESCÊNCIA: FORMA E LIBERDADE ATRAVÉS DO ENCONTRO ENTRE  A ARTE E A NATUREZA

Isabel Peyceré Romaña

RESUMO:  Esta apresentação pretende mostrar o benefício que representa trabalhar, na perspectiva da antroposofia, dentro do contexto real dos adolescentes, utilizando os recursos e a expressão artística junto com a natureza como técnica e inspiração , assim também como suporte para as obras de arte , visando sempre o desenvolvimento harmonioso e a saúde.
O trabalho aqui apresentado é basicamente preventivo, embora vise também ajudar os membros dos grupos a se sentirem compreendidos na passagem da infância à puberdade na assim chamada  “crise da adolescência” que pode se manifestar através de comportamentos antisociais, agressividade, isolamento e outros.
O estilo desta apresentação é descritivo, valorizando o trabalho em grupo, onde os participantes trocam idéias, estudam e observam os temas propostos. Isto não impede que cada um desenvolva suas capacidades particulares de vivenciar os assuntos e resolver os desafios. Os adolescentes trabalham conjuntamente em harmonia, se as condições forem favoráveis com a supervisão e o acompanhamento cordial e amistoso do terapeuta ou do professor.
Eles precisam ser motivados adequadamente para valorizar a natureza da região em que vivem. O entorno natural atua como mediador das forças que o ser humano em crescimento deve conhecer e aprender a usar a favor de sua saúde  anímica e visando e sua criatividade, não só no presente,  mas visando também um futuro melhor.
Ter a possibilidade de conhecer e produzir cultura é um desafio que encanta os jovens. A pintura, a escultura, o desenho e o trabalho em madeira ou pedra, através da mitologia, da história da arte e do conhecimento das culturas nativas, permitem utilizar a força e a capacidade criadora dos adolescentes e abre as portas para atingir um mundo melhor, mais participativo, solidário e feliz.

ABSTRACT: The aim of this presentation is to show the benefit of working, from the anthroposophic perspective, in the real context of teenagers, using the resources of artistic expression together with nature as a technique as an inspiration and as a medium of the work of art; having always in mind the harmonious development and health.
This work is basically preventive; however, it is also intended to help the members of the groups to feel understood during the transition from childhood to puberty in the so called “teenage crisis”. This crisis can be manifested through antisocial behaviour, aggression, isolation and so on.
The style of this presentation is descriptive. It is based on team work where those taking part interchange ideas, study and observe the topics that have been proposed. On the other hand, this approach does not prevent each individual from experiencing issues and overcoming challenges. Teenagers work together in harmony, if the conditions are favourable with the supervision and kind company of a therapist or teacher.
Teenagers need the right motivation to appreciate the nature of the region they live in.
The natural environment acts like a mediator of the forces that the human being, who is growing, must  understand and learn to use in her own favour, in favour of her spiritual health, nurturing his creativity not only at present time but also developing a better future.
Young people love to have the possibility of understanding and producing culture. Painting, sculpting, drawing, working with wood or stone and becoming familiar with mythology, art history and the culture of the native people allow teenagers to use their power and their creative ability to find the way to achieve a better world; a more cooperative, more caring and happier world.


3. A TERAPIA ARTÍSTICA NA TERCEIRIDADE: SOLTANDO AS AMARRAS  RUMO AO ENCONTRO DE SI MESMO

Mônica Rosales

RESUMO: este texto trata da importância do trabalho artístico terapêutico para o idoso e sugere caminhos para o processo terapêutico.

ABSTRACT:  this text is about the importance of the artistic therapeutic   work  to aged people and suggests  some therapeutic processes.


4. A HISTÓRIA DA ARTE JUNTO A GRUPO DE PACIENTES PORTADORES DE DEFICIÊNCIAS

Dulcinéia Pimentel de Oliveira Montico

RESUMO: A Terapia Artística, em sua ampla gama de abordagens e recursos, nos oferece a possibilidade de propiciarmos vivências sanadoras às pessoas,  tendo como base a Historia da Arte em toda sua evolução. Para esse trabalho se faz importante a figura de um narrador, no caso o terapeuta, como eixo central e elo de ligação, pois, não se pretendendo levar um conhecimento formal da historia ou da arte, é importante que se adote elementos narrativos como meio  facilitador para a troca de experiências. Entrar em contato com a obra de arte  tanto de forma contemplativa quanto ativa  é mobilizar a individualidade rumo ao perene, efetivar a religação do ser com a unidade perdida, um processo de cura.

ABSTRACT: The broad range of approaches and resources of Art Therapy allow us to provide healing experiences to people based on the History of Art throughout its evolution. This work requires a narrator to convey the story to the audience. The therapist, therefore, is an important central line and connecting link, as the intention is not to convey a formal knowledge of the history or art, but rather to use narrative elements to facilitate the exchange of experiences. Contacting a work of art, whether contemplatively or actively, moves the individuality towards eternity, reconnecting the being with the lost unity – a healing process.


MESA IV:
PATOLOGIAS E O PROCESSO TERAPÊUTICO

1. TERAPIA ARTÍSTICA E PREVENÇÃO 


Marilena Mamprim

RESUMO: Este artigo traz uma abordagem da prevenção  na saúde através da Terapia Artística, fundamentada na visão artística,  médica, terapêutica e  o espiritual no homem e sua organização tribembrada e quadrimembrada.

ABSTRACT: This article is about artistic therapy preventive measures on health. This therapy is based on artistic, medical, therapeutic and human being spiritual aspects, which are  threefoldness  and fourfoldness  aspects.


2. UM OLHAR TERAPÊUTICO ATRAVÉS DAS CORES PARA O PACIENTE COM CÂNCER

Simone Ornelas Figueiredo

RESUMO: Vivemos na época da alma da consciência, do auto-conhecimento e o câncer é uma doença da nossa época. A medicina antroposófica vê a doença como meio de auto-desenvolvimento e a arte como um instrumento e possibilidade de um caminho interior, um encontro consigo mesmo, trazendo forças anímicas  e vitais.

ABSTRACT: We live at  consciousness and self knowledge period. Cancer is a typical disease nowadays. The anthroposophical medicine considers all diseases as a way of self knowledge and art as a way and possibility to  inner approach, a meeting with ourselves, bringing soul and vital forces to the patient.


3. A TERAPIA ARTÍSTICA NO TRATAMENTO DA DROGADIÇÃO E SUAS COMORBIDADES 

Marion Bárbara Kuhn

RESUMO: Considerações sobre a falta de cuidados promovendo a violência, favorecendo problemas de adição e critérios de abordagem terapêutica pela Terapia Artística Antroposófica para drogadição.

ABSTRACT: Considerations about the lack of care, which promotes violence that may encourage problems of addiction. Some criteria of therapeutic approach in Anthroposophical Artistic Therapy for drug addiction.


4. O PROCESSO TERAPÊUTICO 

Gabriella di Sabbato Seltz

RESUMO: Neste texto, a autora relata a sua experiência em relação ao processo terapêutico, iniciando pelas questões que envolvem o encontro entre paciente e terapeuta, qual o pedido do paciente, o seu possível diagnóstico, e como, no decorrer dos exercícios artísticos, o terapeuta vai formando uma imagem do paciente, tendo como base as recomendações da antroposofia em relação à quadrimembração do organismo humano. Há sugestões de exercícios artísticos, contudo o terapeuta perceberá a importância do processo terapêutico na mobilização, pelo próprio paciente, de suas forças criativas, de cura e de auto-conhecimento. A terapia artística, pelas suas características, pode ser utilizada também por qualquer pessoa que esteja em busca de auto-desenvolvimento e auto-educação, como uma terapia preventiva em direção à saúde.

ABSTRACT: This paper is about the author’s experience on therapeutic process, the meeting  between patient and therapist, the patient’s quest, the possible diagnosis, the therapist’s patient’s image according to human being  fourfoldness aspects. Some exercises are suggested, but the therapist will notice how important is the own patient’s creative, healing and self understanding  forces. Artistic therapy can also be used by every person, who is searching for self development and upbringing, as a    preventive measure towards health.


VIVÊNCIAS


1. MUSICOTERAPIA E CANTOTERAPIA 

Meca Vargas

RESUMO –  Musicoterapia: A Musicoterapia trabalha na relação do EU consigo mesmo desenvolvendo auto-estima, auto-controle e autoconsciência. Trabalha na relação EU com o outro, promovendo a comunicação, reorganizando distúrbios de aprendizado e de conduta social. Os diversos instrumentos musicais usados, são objetos intermediários na relação do homem consigo e com o mundo, e expressam através da melodia, harmonia e ritmo, padrões mentais, emOcionais, de comportamento e ação.
Cantoterapia: A Cantoterapia é uma musicoterapia pela voz, que ressoa em cada ser humano como única. Utilizando os elementos da música, evidencia um fato importante: a voz é o portal da alma que canta, o corpo é o seu instrumento e a respiração é a grande integradora. A cantoterapia nos traz ferramentas importantes para prevenir doenças e restabelecer o equilíbrio geral no ser humano. A busca da ressonância primordial realizada na Escola do Desvendar da Voz pela cantora sueca Valborg Werbeck Svärdström, fundamentada na Antroposofia, fornece à Cantoterapia inúmeros exercícios de reabilitação física e psíquica, pesquisados e avaliados por terapeutas experientes.

ABSTRACT - The Music of the soul: artistic activities have always been present as significant aids of expression, memory, creation and revelation. Music, as an art of sound, vibration and movement has direct access to human souls, and can awaken our inner life’s deepest memories.  By music making, we set transformation forces in motion, permeating and perceiving our life path, difficulties and possibilities. When working individually, music recaptures the imaginative and inspirational memory, and self-identity. When working in groups, music becomes an expressive, communicative, integrating and social process.
 Music therapy: music therapy works on self-relations, cultivating self-esteem, self-control and self-awareness. Music therapy addresses issues such as attention-deficit / hyperactivity and neurological disorders, brain (hemispheres) stimulation, muscular rigidity, chronic diseases, psychosomatic and psychiatric disorders, cancer, rheumatism, Parkinson disease, fibromyalgia, multiple sclerosis, non-acute psychosis, depression, panic disorder and insomnia. It works on the relationship of a person with itself and others, promoting communication, reorganizing learning and social conduct disorders. The many musical instruments used are intervening elements in the relationship of man with himself and the world, expressing mental, emotional, behavioral, and action patterns through melody, harmony and rhythm. Work with music and the rules governing music is a powerful agent of individual and social transformation.
Singing therapy: singing therapy is music therapy through the unique voice that resonates in every human being. Using musical elements evidences an important fact: voice is the portal to the singing soul; the body is voice’s instrument and breathing, its great integrator. By singing and conducting the voice, human beings experience joy, freedom and presence of mind, enhance self-knowledge and develop courage to face the world. Singing therapy provides important tools to prevent illnesses and regain a person’s general balance. It is particularly indicated to treat emotional blockages such as traumas, panic, stress, as well as hearing disorders, vocal and speech dysfunctions, all respiratory diseases, to prevent and cure cancer, anorexia and bulimia, and gynecological disorders. The research on resonance performed by the Swedish singer Valborg Werbeck Svärdström at the School for Uncovering the Voice, based on the principles of Anthroposophy, provides several physical and psychic rehabilitation exercises for the Singing Therapy, designed by experienced therapists.

2. ENTRE A LUZ E A ESCURIDÃO, O ESPAÇO DA COR E DA ALMA

Márcia Abumansur

RESUMO: A intensificação da cor a partir da luz é o ponto de partida para esta vivência que pretende criar um espaço cromático e abordar aspectos básicos da Teoria das Cores de Goethe.

ABSTRACT: The intensification of the color from the light is the starting point for this workshop and intends to create a cromatic space and an approach of  basic aspects of Goethe´s Theory of Colours


3. DESENHO DE FORMAS: o desabrochar do processo criativo 

Mary Porto

RESUMO: O que é o desenho de formas, seu uso pedagógico e terapêutico são os temas abordados neste artigo

ABSTRACT: What is “ form drawing”, its pedagogic and therapeutic practice are the themes on this article.