Currículos

Profissionais Atuantes na I Jornada de Terapia Artística Antroposófica

Adélia Baião Glória |  adeliagloria@ajato.com.br , terarte@ajato.com.br

Coordenadora e professora de pintura e desenho terapêutico no curso de formação de terapia artística na TERARTE- Associação de Ensino de Terapia Artística-SP e na Associação Sagres-SC. Terapeuta artística, formada pela Associação Brasileira de Medicina Antroposófica (Centro Paulus de Estudos Goetheanísticos, SP, 1987). Especialização em pintura pelo Centro de Artes-SP (1994).Terapeuta biográfica com curso no Biografical Counseling, EUA (1998).Membro fundadora e ex-membro da diretoria da AURORA/ABTAA (1996-2000). Confirmação do reconhecimento da profissão de terapeuta artística pela Sessão Médica do Goetheanum – Dornach/Suíça (2007).

Adriana Venuto

Psicóloga formada pela PUC-MG (1979 -1984).
Terapeuta Artística pela Tobias School of Art - UK (1985-1988) e pela Associação Brasileira de Medicina Antroposófica (Centro Paulus de Estudos Goetheanísticos, SP - 1990).
Terapeuta Biógrafa pelo Núcleo de Formação Biográfica-SP (1998-2000).
Confirmação do reconhecimento da profissão de terapeuta artística pela Sessão Médica do Goetheanum – Dornach/Suíça (2007).
Curso de Psicologia na perspectiva antroposófica com Add e Henriette Deeker (2008); hoje participa do projeto SIMA - Ambulatório de Pré-Natal Antroposófico, na UNIFESP e docente no Curso de Extensão em Saúde da Mulher sob a visão da Medicina Antroposófica, UNIFESP.

Alice Nobre Martins | alicenobre.m@hotmail.com

Terapeuta artística formada no Centro Paulus de Estudos Goetheanísticos - 1987. Especialização em modelagem na Alemanha (Klinik Öschelbronn).
Membro fundadora e ex-presidente da AURORA/ABTAA.
Docente nos cursos de formação em Terapia Artística de São Paulo, Florianópolis e Belo Horizonte; docente nos cursos de formação em Medicina Antroposófica da ABMA. Terapeuta transpessoal pela Dinâmica Energética do Psiquismo – DEP.
Terapeuta do Focar – técnica de auto percepção cognitiva e integração das emoções.

Ana Teresa M. Penteado

Formada em pedagogia pela PUC-SP em 1982
Terapeuta artística, formada pela Associação Brasileira de Medicina Antroposófica (Centro Paulus de Estudos Goetheanísticos, SP - 1987).
Euritmista formada no Centrarte (1998).
Membro fundadora da AURORA-Associação Brasileira dos Terapeutas Artísticos Antroposóficos e vice-presidente (2000-04).
Confirmação do reconhecimento da profissão de terapeuta artística pela Sessão Médica do Goetheanum – Dornach/Suíça (2007).
Coordenadora e docente do Curso de Formação em Euritmia.

Claudia Ota Suginohara (PhD) | claudiaota@ig.com.br

Mestrado pela EESC-USP em Arquitetura (1986).
Doutorado pela FAU-USP em Sistemas Ambientais Urbanos (1989).
Professora doutora da FAAC-UNESP em Bauru (1995 a 2003).
Estágio na Associação Beneficente Parsifal, com os especiais (2003 a 2005).
Terapeuta Artística formada pela Associação Sagres (2006).
Terapeuta Artística na Casa do Sol, atendendo crianças, jovens e adultos especiais, desde 2006.
Docente de artes no curso de pós graduação latu-sensu Fundamentação da Pedagogia Waldorf da Faculdade São Luis de França e Instituto Social Micael em Aracaju / SE.
Atende em seu atelier no bairro do Butantã

Dulcinéia Pimentel de Oliveira Montico

Formação em Pedagogia Waldorf pela Escola Rudolf Steiner-SP (1985/86)
Terapeuta Artística formada pela Escola Margarete Hauschka-SP (1996).
Especialização em Praxis Artística - Interfaces da Arte e da Saúde, pela Faculdade de Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
Terapeuta artística da Associação Benficiente Parsifal de 1996 a 2004.
Responsável pela terapia artística nos cursos de formação em Pedagogia Curativa e Terapia Social, da Associação Beneficente Parsifal em São Paulo e em Campinas de 1998 a 2004.
Ministra módulos de Terapia Artística e História da Arte no Seminário de Pedagogia Curativa na Fundacion Tobias em Buenos Aires (2003 e 2005).
Confirmação do reconhecimento da profissão de terapeuta artística pela Sessão Médica do Goetheanum – Dornach/Suíça (2007).

Fernando Abrão

Médico graduado pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1980)
Terapeuta Artístico formado por Ada Jens.
Médico na Clínica Tobias (1981).
Formação médica antroposófica nas Clinicas Öschelbronn, Herdecke, Filderklinik e Husemman Klinik (Alemanha ) e Ita Wegmann e Lukas Klinik (Suíça ), entre 1982 e 1983 (18 meses)
Fez também estágio em terapia artística na Husemman Klinik.
Terapeuta Artístico reconhecido pela Sessão Médica do Goetheanum – Dornach/Suíça (2007).
Graduado em Artes pelo Instituto de Artes e Design da UFJF.
Psicoterapeuta Psicodramatista pelo IMPSI-Faculdade Metropolitana em Belo Horizonte.
Médico e terapeuta artístico do Terapeuticum Raphael e médico pedagógico da Paineira Escola Waldorf, Juiz de Fora / MG.

Francisca Garcia

Terapeuta Artística desde 1896 pelo curso de Terapia Artística vinculado à Associação Brasileira de Medicina Antroposófica São Paulo / Brasil. Formada em pedagogia Waldorf e em Aconselhamento Biográfico, pela Dra. Gudrun K.Burkhad, fundadora do impulso Biográfico do Brasil e especialização em Counselling pelo “Biography & Social Development Trust Counselling”.
Por 10 anos trabalha junto à área médico-escolar da Escola Waldorf Rudolf Steiner de São Paulo, atendendo, como terapeuta artística, alunos, grupos de adultos e orientação de professores em pintura pedagógica. Participa como docente em cursos de formação de professores Waldorf dentro do Brasil, nas áreas de pintura e biografia. Atua em coordenação de grupos e consultório. Por 10 anos fez parte da equipe de terapeutas do centro de desenvolvimento humano “Artemísia”. Iniciou em 2001 trabalho de processos biográficos com Terapia Artística no Chile. Francisca é chilena, radicada em São Paulo Brasil desde 1986.

Gabriella di Sabbado Seltzmseltz@uol.com.br

Formação em Terapia Artística com Ada Jens e pelo Centro Paulus de Estudos Goetheanísticos.
Trabalhou em terapia artística na Clinica Tobias, junto com Ada Jens de l985 a l993.
De l986 a l992 foi docente e membro do colegiado da Escola de Terapia Artística do Centro Paulus de Estudos Goetheanísticos.
Co-fundadora e docente da Escola de Terapia Artística Margareth Hauschka até o ano de l994.
Confirmação do reconhecimento da profissão de terapeuta artística pela Sessão Médica do Goetheanum – Dornach/Suíça - em 2007.
Terapeuta biógrafa pelo Núcleo de Formação Biográfica de SP ( grupo V), com reconhecimento pela Sessão Médica do Goetheanum – Dornach / Suíça.
Atualmente promove palestras e atividades artísticas para o curso de formação da ABMA e também em instituições em outros estados.
É docente na escola de terapia artística da Associação Sagres / SC e da Terarte / SP.
Faz atendimento de terapia artística na Associação Comunitária Monte Azul e atende como terapeuta artística e aconselhamento biográfico.
É co-fundadora e membro da AURORA ABTAA.
Atende no Jardim Marajoara – Sto Amaro / SP.

Gisela von Koss

Educação formalizada na Escola Wilbrow de Secretariado, Rio de Janeiro - (1961).
Formação na Escola Profissional de Cosmética, Munique - Alemanha - (1970).
Formação em Terapia Artística com Äda Jens e pela Associação Brasileira de Medicina Antroposófica (Centro Paulus de Estudos Goetheanísticos, SP - 1990).
Atendimento com terapia artística a nível individual e em grupo na Clinica Tobias - de 1995 a 1999.
Formação em Biografia pelo Núcleo de Formação Biográfico de S.Paulo - (1997).
Formação em terapia transpessoal pela Dinâmica Energética do Psiquismo - DEP - (2002).
Confirmação do reconhecimento da profissão de terapeuta artística pela Sessão Médica do Goetheanum – Dornach/Suíça (2007).
Atelier de terapia artística na Clinica Cristophorus conjugado com aconselhamento biográfico do individuo, casal e família - (desde 1999), situado na Vila Nova Conceição.

Dra Gudrun K. Burkhard

Formada em medicina pela USP em 1953.
Especialização em Medicina Antroposófica na Ita Wegman Klinik na Suíça em 1956.
Trouxe a medicina antroposófica para o Brasil, fundando a Clínica Tobias em São Paulo em 1969, com seu primeiro marido, Pedro Schmidt.
Desde 1975 ministra cursos sobre a biografia humana, acumulando mais de 30 anos de experiência nessa área.
Fundou a Artemísia, Centro de Desenvolvimento Humano, em Parelheiros em 1983, São Paulo, com seu segundo marido, Daniel Burkhard.
A partir de 1988, dá cursos de Formação Biográfica em vários países da Europa e no Brasil, publicando nesse campo vários livros traduzidos para mais de 10 línguas.
Atualmente reside em Florianópolis/SC, onde foi co-fundadora da Clínica Vialis e presidiu a Associação Sagres desde o seu início, em 2001, até março de 2007.
Parte de sua formação em Terapia Artística Antroposófica foi feita com Äda Jens no Centro Paulus de Estudos Goethanísticos, em São Paulo, em 1984/85, e fez a formação completa em 2006, junto com a 1ª Turma, na Associação Sagres.
Há cinco anos é representante da Escola de Terapia Artística Antroposófica – Sagres na Academia Européia de Terapia Artística Antroposófica, fazendo parte do seu colegiado.

Helena Urben (Ms) | urben@uol.com.br

Licenciatura plena em Letras e Música (1973).
Pós-graduada em Semiótica e Comunicação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1977).
Terapeuta artística, formada pela Associação Brasileira de Medicina Antroposófica (Centro Paulus de Estudos Goetheanísticos, SP - 1989); aluna de Äda Jens.
Visitante das clínicas antroposóficas de Öschelbronn, Filderklinik e Husemman Klinik (Alemanha - 1990).
Mestre em Artes Plásticas, pelo Departamento de Arte-Educação da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (2003). Dissertação: As experiências iniciais com a linguagem das artes plásticas no contexto da saúde (1840-1960).
Presidente (2004-6), diretora da associação (1996-1998) e membro-fundadora da Aurora - ABTAA.
Confirmação do reconhecimento da profissão de terapeuta artística pela Sessão Médica do Goetheanum – Dornach/Suíça (2007).
Participante do Núcleo de Neurociência e Psicologia Analítica na Sociedade Brasileira de Psicologia Analítica (desde 2008).
Analista psicodramatista pela Escola Paulista de Psicodrama (2010).
Docente nos cursos para médicos da Associação Brasileira de Medicina Antroposófica até 2005.
Docente convidada em cursos do Sedes Sapientiae e em cursos de pós-graduação latu-senso da Universidade de São Paulo (USP-2005), da Universidade de Sorocaba (UNISO - 2008), da Universidade de Santo Amaro (UNISA - 2009), e da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP-2010 e 2011).

Isabel A. Peyceré Romaña

Curso de Cerâmica com Marisa Rueda , Buenos Aires, Argentina (1968-70)
Atelier de Escultura com Antonio Pujía , Buenos Aires, Argentina (1971).
Curso de Escultura na Associação de Bellas Artes - Buenos Aires, Argentina (1975-6).
Psicodrama, Sociodrama , Educação na GETEP - São Paulo, SP (1986).
Terapeuta Artística, formada pela Associação Brasileira de Medicina Antroposófica (Centro Paulus de Estudos Goetheanísticos - SP - 1987-8).
Art History com Theodor Mahle - Rudolf Steiner Institute - Maine, USA (1991).
Curso de biografia com Bons e Tijno Voors no Rudolf Steiner Institute - Maine, USA (1991).
Estudou Teologia na FAI - São Paulo - SP (1994-5).
Diretora Cultural da AURORA-ABTAA (2004-6).
Confirmação do reconhecimento da profissão de terapeuta artística pela Sessão Médica do Goetheanum – Dornach/Suíça (2007).

José Amadeu Piovani

Formação em Terapia Artística - Escola Margarethe Hauschka de São Paulo, 1996
Coordenador de oficinas de desenho, pintura e história da arte no projeto de Oficinas Culturais da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, 1990 a 2000
Residência e Estágio no Grupo de Dor do Depto. de Arte e Reabilitação da A.A.C.D. São Paulo-SP, 1994-96
Docente da escola Margarethe Hauschka de São Paulo nas disciplinas desenho, desenho de formas e modelagem, 1997-98
Docente da Faculdade Marcelo Tupinambá nas disciplinas desenho artístico I , Educação artística e Escultura I. (1997-98).
Formação em Recursos Especiais em Pedagogia Waldorf (Extra Lesson) formação orientada pela Association for Healing Education (AHE) com sede em Royal Oak, EUA (2004).
Confirmação do reconhecimento da profissão de terapeuta artístico pela Sessão Médica do Goetheanum – Dornach/Suíça (2007).
Supervisor de estágios e coordenador de projeto de atendimento em grupo com Extra Lesson na Escola Estadual Bibliotecária Maria Luisa Monteiro da Cunha-S.Paulo/SP (2006/2009).
Coordenador e supervisor de estágios de Terapia Artística do ambulatório didático e social da ABMA, Clínica Tobias, São Paulo/SP.
Docente do curso de Terapia Artística da Associação Sagres –Florianópolis/SC – 2009
Docente e coordenador de aprofundamentos e vivências artísticas da Formação em Extra Lesson.
Presidente do colegiado diretor da Aurora ABTAA Associação Brasileira dos Terapeutas Artísticos Antroposóficos gestão 2007 a 2011.

Leila Buquera Bujaldon

Formada em Administração de Empresas pela UNIMESP - Universidade Metropolitana de São Paulo (1976).
Trabalhou na área de Informática desde programadora até gerente de informática (1970-1990).
Cursou o ano básico do seminário de pedagogia Waldorf (1994).
Formada em Terapia Artística pela Escola Margarethe Hauschka (1997), com complementação pela AURORA-ABTAA (2004).
Cursou na ABMA – Associação Brasileira de Médicos Antroposóficos o V curso de Antroposofia para profissionais da área de saúde (Fev. 1999 a Jun. 2000).
Atuou no ambulatório da ABMA ( Ago/1999 - Mar/2004) e no ambulatório da favela Monte Azul (Ago/2000m - set/2001).
Desde 2004 atua em consultório particular.
É membro da Diretoria da Sociedade Antroposófica desde 2004 e membro da diretoria da AURORA-ABTAA (2007-11).

Leonor Fronza | leo-fronza@uol.com.br

Psicoterapeuta Clínica pela PUC de Campinas.
Especialização clínica – Adolescente e Adulto (1977–1981).
Introdução à prática psicoterapêutica da Psicologia Profunda de Carl G. Jung – PUC de Campinas (1981).
Curso de pintura – aquarela – Prof. Susanne Kopp Block em Bochum/Alemanha (1988).
Curso de Filosofia (acento na obra de R. Steiner e Herbert Wizenmann) – Novalis Hochschulverein em Dortmund/Alemanha (1989 – 90).
Formação para professora Waldorf (Artes) no Institut für Waldorfpädagogik – Annener Berg em Witten/Alemanha (1989 -92).
Formação em Pintura na Malschule am Novalis Hochschulverein – Methode B. Assenza na Alemanha por 3 anos.
Aluna visitante na Künstlerische Therapie - Margarethe Hauschka Schule em Boll/Alemanha (módulo de setembro a dezembro de 1990)
Aluna visitante no módulo Seminar für Künstlerische Therapie em Blaubeuren/Alemanha
Trabalho ligado à Formação em Terapia Artística e aulas de Filosofia no Centro de Artes em São Paulo (1993 – 98).
Terapeuta Biógrafa pelo Núcleo de Formação Biográfica em SP (1997 – 98).
Professora de Filosofia na TerArte, na Formação em Terapia Artística em SP, desde 2004.
Atuação em consultório particular em Pinheiros desde 1985.

Márcia Abumansur

Artista plástica.
Jornalista (PUC/SP, 1983).
Terapeuta Artística, formada pela Associação Brasileira de Medicina Antroposófica (Centro Paulus de Estudos Goetheanísticos - SP - 1987).
Aluna da pintora e terapeuta artística Kathrin Spring (Basiléia/Suíça - 1992).
Docente de pintura e desenho nos cursos de formação em terapia artística: no Centro Paulus de Estudos Goetheanísticos, foi assistente de Äda Jens (1987), na Escola Margarethe Hauschka (1993/1995), na TerArte (desde 2002) e na ABMA no curso de medicina antroposófica.
Foi assistente de Äda Jens de 1988 a 1991.
Membro fundadora da AURORA-ABTAA (cargo de presidente - 2000/2004).
Formação em terapia transpessoal (Dinâmica Energética do Psiquismo - DEP - SP/SP - 2000).
Confirmação do reconhecimento da profissão de terapeuta artística pela Sessão Médica do Goetheanum – Dornach/Suíça (2007).


Maria Célia Guedes | mceliaguedes@yahoo.com.br

Formação em Psicologia pela Faculdade de Humanidades Pedro II / Rio de Janeiro , término em l976 ..
Seminário Waldorf da Escola Rudolf Steiner/São Paulo em l98l-2.
Estágio na Clinica Tobias com Ada Jens na Terapia Artística de 1981 a 1983.
Participação como Docente num Curso Biográfico de Aprofundamento com a Dra. Gudrun, atuando com o grupo na área artística e outros em 1983.
Atuação na Artemísia, numa parceria com a Dra. Gudrum, de agosto de l986 a junho l988. Formação do Curso de Aquarela da Escola Wagner- Dornach/Suíça, de finais de l985 a 1990. A partir de l992, idas anuais a Europa frequentando a Escola por durante um mês, dando continuidade à Formação até l999.
Estágio na Terapia Artística da Ita Wegman Klinik [Clínica Ita Wegman] em Arlesheim/Suíça em 1985.
Curso de Terapia Artística, na Escola Margarethe Hauschka, em Boll, e no Seminário para Terapia Artística em Blaubeuren/Alemanha de 1983 a 1985.
Terapeuta Artística na Stadt Iniciative/Viena em 1988.
Participação no Congresso para Terapeutas Artísticos, sob a direção de Michaela Glöckler e Christian Hitsch, no Goetheanum, em Dornach, Suíça, em janeiro de 90, 93 e 94.
Módulos da Formação Biográfica, Grupo II, entre 1994 e 1995.
Cursos de canto terapêutico do “Desvendar da Voz”, com Thomas Adam em São Paulo em vários cursos entre 1992 e 2002.
Estágio na Escola Waldorf em Bochum/Alemanha, Música e Cantoterapia para crianças de classes pequenas (especiais) com Tomas Adam em 93, 94, 95, 97, 2000 e 2002 .
Docente na Escola de Terapia Artística Sagres em Florianópolis, em setembro de 2004. Tema: Os esboços dos motivos de Rudolf Steiner, no contexto de Gerard Wagner.
Curso de canto, na modalidade de uma Formação da Escola do “Desvendar da Voz” com Jürgen Schriefer e outros em Eckwälden/Alemanha de 1993 a 2005
Criação do workshop Pintando os Tons e cantando as Cores desde 1996. Workshops em São Paulo, Juiz de Fora, Itajubá, Belo Horizonte , Passa-Quatro e em especial no Rio de Janeiro; workshops também nas formações para professores Waldorf e médicos, assim como para terapias afins.
Criação da Casa da Fonte em Passa-Quatro/ MG em 1990, onde atua como terapeuta e também em seminários com profissionais europeus e brasileiros. A Casa oferece possibilidade para grupos de estudo, grupo de trabalhos artísticos, pedagógicos e terapêuticos com crianças carentes e outras atividades.
Fundou o Coral Canto da Serra em 1993, onde participam crianças e jovens. É a regente do mesmo e também em parceria com outros regentes. A partir de 2004, iniciou viagens para Concertos ,, apresentando quatro vezes em São Paulo quatro vezes em São Paulo.
Docente dos cursos de formação para professores Waldof, médicos e terapias afins, em Juiz de Fora, Belo Horizonte e Rio de Janeiro, desde 1997.
Autora do livro: Valborg Werbeck-Svärdstrom , uma história do canto desvendado. São Lourenço: Editora Novo Mundo, 2008.

Maria de los Milagros (Mila) Pires | lorpires@unisys.com.br

Coordenadora e docente da TERARTE - Associação de Ensino de Terapia Artística, SP (desde 2002).
Formada no Centro de Artes de São Paulo (1995) e terapeuta artística reconhecida pela AURORA/ABTAA (2004).
Trabalha como terapeuta artística do ambulatório da Associação Comunitária Monte Azul. Atendimento terapêutico individual. Aulas de escultura.

María Laura Gutiérrez | mlauragutierrez@gmail.com

Licenciada em Ciências da Computação pela Universidade de Buenos Aires - Ciências Exatas (1985).
Operadora Grupal, Psicóloga Operativa pela Escola Superior de Psicologia Operativa Dr. O’Donnell - Argentina (1990).
Escultora pelo Centro de Artes de São Paulo (1996).
Terapeuta Artística pela Associação Sagres - Escola de Terapia Artística de Florianópolis (2006).
Atualmente cursando Pós Graduação em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo, dissertação sobre a Atuação das madonas na alma humana.
Docente nas formações de Pedagogia, Pedagogia Curativa e Medicina Antroposófica em Buenos Aires.
Trabalho clínico como terapeuta artística.
Coordenação da formação de Terapia Artística Antroposófica em Buenos Aires, oferecida pela Associação Rhodocrosita.

Marie Thérèse (Goudy) Le Berre

Terapeuta artística, formada pela Associação Brasileira de Medicina Antroposófica (Centro Paulus de Estudos Goetheanísticos, SP - 1989)
Formada na Escola de Escultura do Goetheanum em Dornach/Suíça (1998).
Confirmação do reconhecimento da profissão de terapeuta artística pela Sessão Médica do Goetheanum – Dornach/Suíça (2007).
Professora de escultura e terapia artística na TerArte - Associação de Ensino de Terapia Artística-SP, na Associação Sagres-SC e no Seminário Waldorf Brasil.

Marilena Mamprim

Terapeuta Artística, formada pela Associação Brasileira de Medicina Antroposófica
(Centro Paulus de Estudos Goetheanísticos - SP - 1992).
Membro do 1º Colegiado da Escola Margarethe Hauschka (1993 a 1995).
Coordenadora do Setor de Terapia Artística do Ambulatório de Oncologia - Ambulatório da ABMA (1999 a 2004).
Responsável pelo Setor de Terapia Artística na Fundação SELMA (2002 a 2003).
Confirmação do reconhecimento da profissão de terapeuta artística pela Sessão Médica do Goetheanum – Dornach/Suíça (2007).
Membro fundadora da AURORA-ABTAA e membro da diretoria (1997 a 2000 – 2007 a 2011).
Membro da Diretoria da Liga dos Usuários da Arte Médica Ampliada.
Membro associada da Sociedade Antroposófica do Brasil

Marion Bárbara Kuhn | marion.kuhn@hotmail.com

Arquiteta formada em 1980 pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas – São Paulo, com especialização em planejamento hospitalar e fabril.
Terapeuta artística formada pela Escola Margarethe Hauschka em 1997 com complementação de formação pela Aurora –ABTAA em 2006.
Complemento profissional em Dimensões Terapêuticas da Arquitetura em Weimar, Alemanha (2010).
Atua com terapia artística para dependência química e psiquiatria, na Casa da Trilha ligada à Associação Comunitária Monte Azul e no ateliê em Santo Amaro,SP.

Mary Porto

Formação em artes plásticas no IBEU (Rio de Janeiro), L'Ateneum (Lausanne-Suiça) e Escola Brasil (São Paulo).
Terapeuta Artística, formada pela Associação Brasileira de Medicina Antroposófica (Centro Paulus de Estudos Goetheanísticos - SP - 1990).
Confirmação do reconhecimento da profissão de terapeuta artística pela Sessão Médica do Goetheanum – Dornach/Suíça (2007).
Participação no grupo fundador e primeira presidente da AURORA-ABTAA.
Autora do livro O Ciclo das Mandalas, Ed. Antroposófica.

Meca Vargas | mecavargas@yahoo.com.br

Musicista (cantora,violinista com capacitação em instrumentos antigos e regente) formada em São Paulo.
Trabalhou durante 35 anos com a Pedagogia Waldorf, ensinando música a crianças e jovens, formando orquestras e coros na Escola Waldorf Rudolf Steiner.
É formada em Cantoterapia pela Escola Desvendar da Voz na Alemanha, trazendo essa metodologia para o Brasil em 1989.
Como terapeuta, concluiu sua graduação (1996) e pós-graduação (2002) em Musicoterapia na FPA em São Paulo.
Formou-se em Biografia Humana em 2006 na Artemísia, desenvolvendo um projeto novo, a Biografia através da Música.
É coordenadora e docente do Antropomúsica no Curso de Formação de Facilitadores Musicais em Botucatu e do Curso de Formação de Professores Waldorf em S.Paulo.
É integrante e docente do Curso de Formação da Escola Raphael de Canto e Cantoterapia em Florianópolis.
Rege e prepara em São Paulo os corais: Coral Desvendar da Voz, Coral Juvenil na Escola Waldorf Rudolf Steiner, Coral do Instituto Paulo de Tarso de Pedagogia Curativa e Waldorf e Coral da NET (serviços de comunicação).

Moacyr Mendes de Morais

Psicólogo clínico.
Especialista em Antroposofia pela UNISO – Universidade de Sorocaba.
Docente do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu – Especialização em Psicologia Clínica e Antroposofia da Faculdade Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

Mônica Rosales

Formada em Terapia Artística pela Tobias School of Art (1984) e em Arte-Educação pela Unoeste (1998).
Curso no Centro de Formação de Pedagogia Waldorf com especialização para professora de arte (1995).
Biografia pelo Centro de Formação Biográfica - SP (2004).
Co-fundadora da Casa João de Barro, onde desenvolveu intenso trabalho de terapia artística com idosos (1997 a 2000).
Confirmação do reconhecimento da profissão de terapeuta artística pela Sessão Médica do Goetheanum – Dornach/Suíça (2007).
Dedica-se especialmente aos Contos e sua atuação na alma desde 1985.
Desde 2005 dedica-se à Associação São Joaquim de apoio à maturidade onde orienta grupos de Terapia Artística, Contos e Biográficos do Centro de Convivência.
Colabora nas formações de Terapia artística.

Dr Ricardo Ghelman ( PhD) |  http://www.cienciaearte.org.br/

Médico e professor de Medicina Antroposófica.
Mestre em anatomia e embriologia, formado pelo Life Science Seminar ( U. K.) em Metodologia de Goethe.
Doutorado na UNIFESP onde coordena o Núcleo de Medicina Antroposófica do Depto de Obstetrícia.
Diretor do Instituto de Ciência e Arte

Roseni Maria Pretti | prettirm@ig.com.br

Terapeuta Ocupacional, formada pela FCMMG - Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais . Terapeuta Artística, formada pela Associação Brasileira de Medicina Antroposófica (Centro Paulus de Estudos Goetheanísticos, SP, 1990).
Confirmação do reconhecimento da profissão de terapeuta artística pela Sessão Médica do Goetheanum – Dornach/Suíça (2007).
Docente dos cursos básicos e de formação médica de Antroposofia da ABMA/MG
Fundadora , coordenadora e docente da Escola de Terapia Artística - BH/ MG
Atendimento em consultório em Belo Horizonte/ MG , coordenadora e supervisora do ambulatório didático social de terapia artística em Belo Horizonte/MG.

Dr Samir Wady Rahme

Natural de Juiz de Fora / MG (1957).
Médico formado pela Universidade Federal de Juiz de Fora – MG - 1981.
Estágio em Medicina Antroposófica na Lukas Klinik - Suiça e Oeschelbron Klinik Alemanha.
Presidente da Associação Brasileira de Medicina Antroposófica por 3 mandatos entre 1991 e 1998
Formado em Composição e Regência pela UNESP - 2002.
Maestro e fundador da Orquestra do Limiar que desde 2003 atua no Projeto Música nos Hospitais.

Simone Ornelas Figueiredo simoneof@yahoo.com.br

Formada em psicologia pela Fumec-MG (1987).
Terapeuta artística, formada pela Associação Brasileira de Medicina Antroposófica (Centro Paulus de Estudos Goetheanísticos - SP - 1989).
Terapeuta familiar pelo Instituto de Terapia Familiar - SP (2000).
Biógrafa desde 2000.
Membro-fundadora da AURORA-ABTAA.
Coordenadora do Ambulatório Didático Social da ABMA - setor de TA (2000-5).
Confirmação do reconhecimento da profissão de terapeuta artística pela Sessão Médica do Goetheanum – Dornach/Suíça (2007).
Atende no Alto da Boa Vista e na Vila Madalena em São Paulo

Vera Marina R. Almeida

Socióloga e administradora formada pela UFMG em 1965.
Terapeuta Artística formada no Centro Paulus de estudos Goetheanísticos em 1988 - SP (primeira turma de Terapia Artística no Brasil).
Confirmação do reconhecimento da profissão de terapeuta artística pela Sessão Médica do Goetheanum – Dornach/Suíça (2007).
Atendimento em consultório em São Paulo – Clínica Tobias – (05 anos) e Casa 44 (11 anos). Em Belo Horizonte – Terapêutico Guanambi – (05 anos).
Docente dos cursos básicos e de formação médica da Antroposofia da ABMA – SP e ABMA-MG. Coordenadora e docente da escola de Terapia Artística de Belo Horizonte . Coordenadora e supervisora do ambulatório didático social de Terapia Artística de Belo Horizonte.

Vera Orgolini

Formada em Comunicações e Artes pela FAAP (1974)
Terapeuta artística formada pela Escola Margareth Hauschka (1995-1997)
Formada em terapia transpessoal (Dinâmica Energética do Psiquismo – DEP) (1999-2002). Aconselhadora biográfica formada pela Escola Livre de Estudos Biográficos (2004-2008).
Formação em Pedagogia Waldorf lecionou na Escola Rudolf Steiner de São Paulo (1980-1995).
Terapeuta e coordenadora do Núcleo de Revitalização da Artemísia – Centro de Desenvolvimento Humano (1992-2008).
Membro da Diretoria da Aurora-ABTAA (2004-2008).
Atua como terapeuta artística e aconselhadora biográfica.
Consultora de empresa na área de desenvolvimento humano.

Verónica Kaliks | bekaele@uol.com.br

Estudou os três anos básicos de medicina no Chile (1966).
Formou- se em Terapia Artística na Escola Margareth Hauschka em Bad Boll na Alemanha, na penúltima turma em que lecionou a própria Dra. Hauschka (1974).
Fez estágios na Suíça na Lukas Klinik e na Ita Wegman Klinik. Estagiou também na Alemanha na Huseman Klinik, no Terapeutikum Friburg e na Klinik Oeschelbronn. Fundou o curso de Terapia Artística com Äda Jens em São Paulo (ABMA - Centro Paulus de Estudos Goetheanísticos, SP, a partir de 1986), e desde então vem ajudando a formar profissionais no Brasil e no Chile.
Também participa como terapeuta artística nos cursos de medicina da ABMA (desde o início em 1986).
Trabalhou por oito anos com crianças na AACD e por dois anos na Escola Rudolf Steiner junto com o Prof. Erik Otto Blaich.
Confirmação do reconhecimento da profissão de terapeuta artística pela Sessão Médica do Goetheanum – Dornach/Suíça (2007).
Atende no Alto da Boa Vista em São Paulo.